Recentemente recebi um email de um trader que estava sofrendo altos e baixos emocionais devido as flutuações na sua carteira. Ele me garantiu que entendia bem a negociação, que tinha experiência e limitava o seu risco em 5% por operaçao.
Nao precisei ler mais para saber qual era o problema.
Sendo assim vamos a ver o simulador de Henry Carsten para ver o que falha.
No gráfico acima, vemos uma previsão do resultado de uma carteira de US $ 100.000 em que o desviaçao padrão dos retornos por transação é de 1% ou US $ 1.000, e no qual o trader entrou em um período de desempenho plano ( uma média de retorno de zero por transação). Este poderia ser o cenário em que um trader poderia arriscar 1% de sua carteira, operando de forma consistente. Depois de 100 operações, o empresário mostra-se um máximo de capital de US $ 9.000 (+9%) e um mínimo de aproximadamente - $ 3.000 (-3%) para um drawdown do máximo para mínimo de 12%. No mundo do gestão profissional da capital, uma oscilaçao tao grande chamaria a atenção dos gestores de riscos. Nao conheço muitos gestores de carteira que poderiam sentir-se bem com um + 9% a um - 3% , em apenas 100 operações. Nao seria uma catástrofe, mas seria um motivo de preocupaçao.
Vejamos agora no grafico de abaixo, vamos analisar o desempenho do trader que aumenta o risco de um desvio padrão em 5% por transação, como o trader que me escreveu. Novamente, isto representa um cenário em que arrisca 5% da carteira de forma consistente. Depois de 100 operações, o operador dispõe de um capital máximo de R $ 15.000 (+15%) e um menor em quase - $ 30.000 (-30%) para um devastador drawndowm de 45%.
No mundo da gestão profissional de capital estas flutuações seria completamente inaceitáveis.
Sao as flutuaçoes - e os efeitos dessas flutuações na psique - que sao importantes.
Quando operamos com posiçoes muito maiores que a nossa conta permite, somos submetidos a variaçoes drasticas em nossos resultados e de humor.Este, por sua vez faz com que cometamos erros em nosso trading que fazem nossa esperança matematica de cada operaçao seja negativa e no final o tamanho de nossas posiçoes fazem com que nos arruinamos.
Meu conselho para o profissional?
Podemos ver que um desvio padrão de 1% gera drawndowns desde o máximo a minimo superiores a 10%. Eu reduziria o risco por debaixo deste nivel, arriscando menos de 1% ao dia e com ele menos de 1% por operaçao, durante pelo menos um mes de operaçoes consistentes e disciplinadas antes de um aumento moderado de minhas posiçoes. Apenas um período prolongado de negociação sem grandes flutuações no capital irá compensar as cicatrizes emocionais criados por essas flutuações.
No trading, se voce cria um drama nos resultados, criará um trauma e é assim que se acabam as carreiras de traders.
Traduzido do original: Drama Creates Trauma: Position Sizing and Risk Management in Trading

