Uma questao interessante que surgiu durante um recente seminário de trading foi: Qual é o valor do trading além de ganhar dinheiro?
É uma questao que surge para muitos traders. Muitas ocupaçoes derivam sua nobreza de contribuir ao bem estar dos demais de forma direta. Qual é a nobreza do trading?
Na minha resposta, copiando a Ayn Rand, perguntei a noçao de que a nobreza reside unicamente em ajudar ao demais.
Ao dominar o risco e a incerteza, ao aprender a perseguir a oportunidade mediante o esforço; ao melhorar nossa tomada de decisao; ao sermos mais disciplinados; ao fazer tudo isso melhoramos como seres humanos. Isso podemos passar a muitas outras areas da vida, com o que nos tornamos melhores socios, maridos, padres e amigos.
De fato, esta podería ser a diferença mais importante entre operar bem e mal: quando operamos bem, nos tornamos mais fortes e melhores, conseguimos tirar o melhor de nós mesmos. Quando operamos mal, sucumbimos o pior de nós mesmos.
O valor do trading reside no valor de qualquer atividade competitiva baseada em rendimento: para dominar-la, nos aproximamos um pouco mais a nossos ideais - e isso afeta o resto de nossas vidas.